Notícias

Redes sociais podem fazer aumentar seguro da habitação


Fonte: Computerworld Portugal

Os utilizadores das redes sociais que usem serviços de geolocalização como o Places do Facebook, ainda indisponível em Portugal, podem esperar um aumento nos custos do seguro de habitação, afirma a Confused.com.

A empresa de seguros online, que previu no ano passado como o uso das redes sociais poderia fazer aumentar os prémios de seguro, emitiu o alerta após ums série de roubos nos Estados Unidos, com 50 casas assaltadas e mais de 100 mil dólares de bens roubados.

Os criminosos usaram o Facebook para monitorizar quando os utilizadores se registavam ("checked in") na rede social, demonstrando estarem longe de casa, para entrarem nas casas vazias.

"O que aconteceu nos EUA pode ser o princípio de uma tendência preocupante e se as companhias de seguros o considerarem um risco potencial, vão começar aa cobrar por isso", declara Gareth Kloet, responsável de seguros de habitação na Confused.com.

"Algo como o Places no Facebook emite a localização das pessoas numa plataforma com 500 milhões de utilizadores registados - não é necessário ser um agente de seguros para ver o risco", diz Kloet. "Não me admirava de ver aumentos de mais de 10% no futuro para os utilizadores das redes sociais", tanto mais quanto os criminosos estão crescentemente a usar a Web para recolher informação e as seguradoras começam a ter isso em conta quando analisam as queixas.

"No futuro, podemos ter as seguradoras a declinar queixas se acreditam que o cliente foi negligente", antecipa Kloet. "Recomendamos sempre que os nossos clientes tenham uma segurança e seguros adequados para os proteger se algo correr mal, no entanto, eles têm de estar cientes que a segurança da habitação não significa apenas ter fechaduras".
A seguradora recomenda os utilizadores da Web a não revelarem o seu endereço ou informação pessoal nas redes sociais, bem como a desligar os serviços de geolocalização e apenas "seguirem" ou ligarem-se a pessoas que conhecem.


« Voltar