Notícias

Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no Brasil: desafios e oportunidades para o setor de seguros


Fonte: CNSEG

Evento acontece dia 26, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro

A Conferência "Mudanças Climáticas e Desastres Naturais no Brasil: desafios e oportunidades para o setor de seguros", realizada em parceria entre a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Associação de Genebra, com o apoio da CNseg, acontecerá no dia 26 setembro, no auditório da ABC, no Rio de Janeiro, quando serão debatidos os eventos extremos climáticos e as forças específicas que moldam e ampliam as exposições aos riscos de Responsabilidades dos segurados e das seguradoras, além das ações que a indústria de seguros pode realizar para mitigar os danos e fortalecer a resiliência a sinistros catastróficos.

O evento reunirá líderes do mercado de seguros, especialistas acadêmicos em previsão e prevenção de eventos climáticos extremos e líderes do setor público. Entre os presentes, destacam-se o secretário-geral da Associação de Genebra, John Fitzpatrick; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre; o gerente geral da Associação de Seguradoras do Chile, Jorge Claude; o chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE e membro da Academia Brasileira de Ciências, José A. Marengo; o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden, Agostinho Tadashi Ogura; além do presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e jurado do Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga, Sergio Besserman.

As inscrições para a Conferência são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no link abaixo. Qualquer dúvida ou problema ocorrido no preenchimento e envio do formulário poderá ser solucionado por meio do endereço eletrônico pedr...@cnseg.org.br.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição : http://ww3.cnseg.org.br/Public/forms_climate/Form.pdf

PROGRAMAÇÃO

8h - Registro/Coffee Break

8h30 - Boas vindas e abertura do evento

Representante da CNseg (A confirmar)

Carlos Nobre - Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Jacob Palis - presidente da Academia Brasileira de Ciências

John Fitzpatrick - secretário geral e diretor de Gestão da Associação de Genebra

9h15 - Sessão I: As causas e a extensão das catástrofes climáticas no Brasil

Palestrantes: José A. Marengo - chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Agostinho Tadashi Ogura - pesquisador do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A. - IPT.

Coordenação da sessão: Carlos Nobre

10h45 - Sessão II: O estado global dos sinistros de responsabilidade climática: são eles benéficos para a sociedade ou um substituto para a regulação governamental?

Palestrantes: Richard H. Murray - conselheiro Especial e Chefe do Projeto de Regimes de Responsabilidade da Associação de Genebra

Ina Ebert - expert líder em Responsabilidade/Direito de Seguros da Munich Re

Coordenação da sessão: Richard H. Murray

12h00 Almoço

13h30 Sessão III: Lições do Chile

Palestrante: Jorge Claude - gerente geral da Asociación de Aseguradores de Chile - AACH

Coordenação da sessão: Mário Viola - gerente de Projetos Especiais da Central de Serviços da CNseg (CESER)

14h45 Sessão IV: Vantagens potenciais da formação de parcerias entre Seguradoras de Seguros Gerais e o Governo na mitigação e compensação de catástrofes relacionadas ao clima

Palestrantes: Carlos Nobre - secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Florian Kummer - chefe do Hub de Subscrição de Resseguros P&C para a América Latina da Swiss Re

Álvaro Sílvio Feijó de Souza - coordenador Regional Adjunto da Região Metropolitana de Campinas e assistente no Departamento de Defesa Civil de Campinas

Coordenação da sessão: Sérgio Besserman - economista e atual presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro.

17h Conclusões: O que aprendemos? O que precisa ser feito?

Richard H. Murray - conselheiro especial e Chefe do Projeto de Regimes de Responsabilidade da Associação de Genebra

Carlos Nobre - secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)[2]

18h Término da conferência


« Voltar